sábado, 15 de janeiro de 2011

JURAMENTOS

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus. Mateus 5:33-34.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. Mateus 5:37.

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12.

Ele lhes ordenou não só a jurar falsamente, senão a não jurar por nada. Irineu (180 d.C.)

Um soldado da autoridade civil tem que ser ensinado a não matar a nenhum homem e recusar matar sé se lhe ordena fazê-lo, e também recusar prestar o juramento. Se não está disposto a cumprir com isto, tem que ser recusado [para o batismo]. Hipólito (200 d.C.)

Como pudesse o que é fiel mostrar-se infiel, exigindo um juramento?... Porque nem sequer ele mesmo jura, senão afirma por dizer ‘sim’, ou nega por dizer ‘não’. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

¡Fique suprimido o elogio e o juramento a respeito dos artigos que se vendem, fique também suprimido o juramento para o demais! Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Nada tenho que dizer contra o perjurar, já que segundo nossa lei nem sequer juramos. Tertuliano (197 d.C.)

Nenhum comentário:

SAGRADOS MANDAMENTOS!