sábado, 22 de dezembro de 2007

O QUE É HALLOWEEN?

O QUE É HALLOWEEN?

"Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e’en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos". A festa que acontece nas noites dos dias 31 de Outubro na qual se faz uso de fantasias diversas, indo-se de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces"). O Halloween teve origem na Irlanda. Ele foi inventada pelos povos celtas (antigo povo da Europa) que comemoravam a virada de ano dos druidas (sacerdotes dos celtas). Para os celtas, 1º de novembro é o primeiro dia do ano e o dia do Deus do Sol (então podemos ver que o dia 31 de Outubro é o último dia do ano para eles). Eles acreditavam que na mudança de ano era aberta porta de ligação entre o reino dos vivos e dos mortos Imigrantes da Escócia e da Irlanda levaram essa festa pra os EUA no século XIX. O dia 31 de outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. Neste dia os druidas executavam ritos mágicos para incentivar o crescimento das plantações. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. O último, Samhain, marcava a entrada do inverno. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espirito.

Para os druidas, 31 de outubro era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Eles precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados. Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Recentemente alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos. No final do século passado, seus costumes se haviam tornado populares. Era ocasião de infligir danos às propriedades, e consentir que se praticassem atos diabólicos não tolerados noutras épocas do ano. A abóbora cortada no formato de um rosto dando risada com uma vela dentro tem origem de uma história sobre um cara Chamado Jack Lanterna, um sujeito que morreu decapitado, mas voltou como zumbi sem cabeça, veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espirito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.
Samhain é o mais importante de todos os Festivais, pois, dentro do circulo, marca tanto o fim quanto o começo de um novo ano. Nesta noite, dizem lendas que nos podemos nos comunicar melhor com os mortos, o céu fica mais leve, e essas “características” levam pessoas a dizer que nós podemos nos comunicar melhor com os mortos. As bruxas não fazem rituais para receber mensagens dos espíritos e muito menos para incorporar espíritos. A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, símbolo da Vida Eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados num Caldeirão, as pessoas colocam abóboras na janela pra espantar os maus espíritos e duendes que vagam pelas noites do Samhain. Essa palavra significa “Sem Luz”, pois, nessa noite, o Deus morreu e o mundo entra na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras, em busca de seu amado, que está esperando pra nascer. Eles se amam, e desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, pra renascer no próximo Solstício de Inverno como Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivos para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução.

Muitos dos participantes do Dia das Bruxas desconhecem suas origens malignas; nessa data os satanistas honram a Satanás com sacrifícios humanos; não sabem que essa prática iniciou-se há muitos séculos entre os druídas - sacerdotes dos Celtas - que vestiam suas fantasias, esculpiam em nabos ocos caricaturas de demônios, e saíam pelas ruas amaldiçoando as pessoas que lhes negavam alimentos. Em determinado site sobre satanismo divulga-se que o dia 31 de outubro é a festa da luxúria [sensualidade, lascívia] e da indulgência. Já há muito as sagradas escrituras nos advertem "Não vos voltareis para médiuns, nem para os feiticeiros, a fim de vos contaminardes com eles" (Levíticos 19.31). O Livro Americano dos Dias (American Book of Days)relata: "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade".

Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais". Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.

A Igreja Católica celebrava originalmente o "Dia de Todos os Santos" no mês de maio e não dia 1 de novembro como é feito atualmente. O Papa Gregorio III, em 835, tentando apaziguar a situação nos territórios pagãos recém conquistados no noroeste da Europa, permitiu-lhes combinar o antigo ritual do "Dia de Samhain" ou "Vigília de Samhain" (algo parecido com o que os católicos fizeram no Brasil com os deuses africanos e os santos da igreja no tempo da escravidão). O Panteão de Roma, templo edificado para adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja. Os cristãos celebravam ali o dia dos santos falecidos no dia posterior ao que os pagãos celebravam o dia de seu Senhor dos Mortos.
"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6.12).

Nenhum comentário:

SAGRADOS MANDAMENTOS!